G.:L.:U.:S.:C - Grande Loja Unida de Santa Catarina – Maçonaria em Santa Catarina

A.:R.:L.:S.: SIRIUS Nº 09

8.1 A... R...L...S... Sirius n. 09

8.1.1 Breve Histórico

Fig. 80 - Cidade de Chapecó Foto - Robson Covatti

Fig. 80 – Cidade de Chapecó
Foto – Robson Covatti

A A... R...L...S... Sirius n. 09 teve sua fundação conforme ata traçada e datada em 15 de outubro de 2012, com duração indeterminada, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade-comarca de Chapecó, Estado de Santa Catarina.

Participaram da reunião de fundação quinze irmãs, todas iniciadas nos mistérios maçônicos. Nesta reunião, por opção de todos, decidiu-se a vinculação da loja à GLUSC. Seus atos constitutivos estão devidamente registrados no Cartório de Registro Civil da Comarca de Chapecó (SC).

Após esta reunião, em ofício dirigido ao S...G...M... Ir... José Carlos Machado foi solicitada a filiação da Loja, que foi analisada por uma comissão sendo, posteriormente, deferido o pedido e determinada a prática dos atos administrativos necessários para a legalização desta solicitação.

Em 27 de abril de 2013, o S... G...M... Ir... José Carlos Machado, acompanhado do G...M...A... Ir...Luiz Jorge Nuñes Sena e da Del... da GLUSC, Ir... Nilse Carolina Colla Prando, assim como demais membros das lojas sob jurisdição dessa potência, se fizeram presentes no O... de Chapecó, onde efetuaram uma reunião administrativa, ocasião em que oficializaram a entrega dos rituais, o estandarte da potência e os modelos documentais a serem adotados para o funcionamento da Loja Sirius n. 09, de conformidade com o estabelecido pela GLUSC.

Fig. 81 - Selo da GLUSC

Fig. 81 – Selo da GLUSC

Esta reunião administrativa foi marcada pela presença de todos os IIr... da loja de Chapecó, que tiveram a oportunidade de questionar e sanar dúvidas interpretativas da Constituição e Regulamento da GLUSC.

Em ato contínuo, deu-se início a uma Sessão Magna do R...E...A...A... no Grau de A...M..., que culminou com a entrega do Decreto nº 10/GLUSC/ 2013, de 08 de abril de 2013, filiando a A... R...L...S... Sirius n. 09 à GLUSC. O mencionado decreto designa a V...M... e emite quite placet de filiação a todos os obreiros.

Entregou-se também a Carta Constitutiva definitiva da Loja Sirius nº 09 para a prática da maçonaria regular, de acordo com as tradições da Ordem e as normas e regulamentos da GLUSC, igualmente por prazo indeterminado.

8.1.2 Seu Estandarte

Fig. 80 – Estandarte da Loja Sirius nº 09  Fonte: GLusc

Fig. 82 – Estandarte da Loja Sirius nº 09. Fonte: GLusc

O estandarte da A...R...L...S... Sirius n. 09, confeccionado em cetim, é de cor azul que induz serenidade e nos remete ao firmamento e à meditação, com medidas de 90 cm de altura por 60 cm de largura, seguindo regras da G...L...U...S...C.

Sirius, sendo a estrela mais brilhante do céu, aproximadamente vinte vezes maior que o nosso sol, está localizada na constelação de Cão Maior, distante 8.611 anos luz e podendo ser vista de qualquer região da terra. Sua cor azul violeta remete à espiritualidade.

A Estrela Sirius, aqui representada, simboliza o lugar sagrado onde os obreiros se reúnem para edificar seu aperfeiçoamento moral. Ela exerce uma influência mística e mantém vivo o nosso mundo espiritual. Também é símbolo do microcosmo – ser humano, revelando uma analogia com o macrocosmo, o universo.

Fig. 83 – Detalhe da Estrela Sirius no Estandarte da Loja. Fonte: Estandarte da Loja Sirius n. 09

Fig. 83 – Detalhe da Estrela Sirius no Estandarte da Loja. Fonte: Estandarte da Loja Sirius n. 09

Suas cinco pontas representam: a superior, cabeça, onde encontramos o esquadro e o compasso, símbolos da espiritualidade, conhecimento humano, exatidão, retidão de caráter e justiça; as laterais, os dois braços, olhando sua representação à direita temos o desenho do sol, símbolo da luz, do conhecimento e da razão, e na esquerda a lua, simbolizando a mãe universal e princípio feminino da fertilização, da alma e da emoção. As pontas inferiores identificam as duas pernas. Esta é uma postura que reflete equilíbrio e a capacidade de compreensão que deve possuir cada pessoa para transformar a si mesmo num centro irradiante de vida.

Fig. 84 – Detalhe do ramo de acácias. Fonte: Estandarte da Loja Sirius n. 09

Fig. 84 – Detalhe do ramo de acácias. Fonte: Estandarte da Loja Sirius n. 09

Como fonte de luz e inspiração celestial, a estrela de cinco pontas é considerada, esotericamente, o emblema do influxo do bem, do verdadeiro e do belo, tanto no mundo como no ser humano. Na parte central, no coração, encontramos o delta luminoso e o olho que tudo vê, representando o Supremo Criador, envolto pelo triângulo que nos remonta à trindade humana (corpo, alma, espírito), à trindade cósmica (mundos natural, humano e o divino) e, finalmente, à trindade divina (Espírito, Essência e energia-vida). A estrela para nós atua como um transmissor de onde emanam as influências que produzem a autoconsciência no ser humano.

O pavimento mosaico nas cores preto e branco aqui, além de representar os opostos, a diversidade e a dualidade da condição humana, simboliza também a atração universal demonstrada no amor, resultando numa só força criadora. É o caminho que todos devemos percorrer na busca da perfeição e evolução, nos aproximando e unindo ao G...A...D...U...

Fig. 85 – Detalhe da fundação da Loja. Fonte: Estandarte da Loja Sirius n. 09

Fig. 85 – Detalhe da fundação da Loja. Fonte: Estandarte da Loja Sirius n. 09

Na parte posterior, sustentando a estrela, temos dois ramos de acácia, na cor verde da esperança, simbolizando a imortalidade e perenidade de nossas ações pela virtude, inocência e trabalho da vida maçônica. Entre os ramos da acácia encontramos a inscrição “GLUSC”, sigla da potência sustentáculo de nossa Loja.

 Acima da estrela está inserido o nome de nossa Loja e data de sua fundação e, abaixo da mesma, estão grafados a Cidade, o Estado e o País onde tem sua sede. Circundando todo o estandarte existe uma franja prateada.