G.:L.:U.:S.:C - Grande Loja Unida de Santa Catarina – Maçonaria em Santa Catarina

A G.:L.:U.:S.:C.: e o CLIPSAS

O CLIPSAS  (Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçônicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo) foi fundado em 22 de janeiro de 1961, por iniciativa do Grande Oriente de França e mais onze potências maçônicas soberanas as quais, diante da intransigência crescente e das exclusivas de certas obediências, lançaram um apelo a todos os maçons do mundo, a fim de reuni-los, respeitando sua soberania, suas crenças, seus ritos e seus símbolos, numa verdadeira e indissolúvel Corrente de União Universal. Encontra-se registada na Prefeitura de Paris e regida pela lei francesa de 1º de julho de 1901.

Avanços maiores no reconhecimento da Liberdade Absoluta de Consciência, que compreende, por definição, a liberdade de associação e, na direção da reconciliação, as diferentes concepções metafísicas da Maçonaria. As Lojas das Obediências membros do CLIPSAS são livres para abrir seus trabalhos com ou sem a Bíblia, e de fazê-lo ou não sob a égide do Grande Arquiteto do Universo. Ultrapassando as simples relações de ligações fraternais, as Obediências do CLIPSAS sentiram a necessidade de fazer em comum o estudo dos problemas que determinam o futuro do homem.

O Órgão Supremo do CLIPSAS é sua Assembleia Geral Anual, composta de representantes especialmente designados, geralmente o próprio Grão Mestre, e da qual todos os maçons (mesmo aprendizes) de cada Obediência, podem participar. Para administrar a associação é eleita uma Diretoria, integrada por um Presidente e seis Vice-Presidentes, com mandatos de três anos.

Numerosas obediências masculinas, mistas e femininas da Europa, África, Ásia e Américas responderam ao Apelo de Estrasburgo e uniram-se à Corrente de União Universal.

No dia 27 de maio de 2017 a Grande Loja Unida de Santa Catarina (GLUSC) foi aceita como Membro do CLIPSAS, sendo seu cadastro de número 98.