G.:L.:U.:S.:C - Grande Loja Unida de Santa Catarina – Maçonaria em Santa Catarina

Apresentação

Estandarte_potencia tamanho 1À\G\D\G\A\D\U\

Grande Loja Unida de Santa Catarina

OR\DE ITAJAÍ – SC Fundada em 15/12/2010

Por: Ir\ Nilse Carolina Colla Prando

Revisão: Ir\ José Carlos Machado

Colaboração: Ir\ Carlos Antônio Brining

 

O despertar de uma nova aurora

Este documento tem por finalidade apresentar aos adeptos da Maçonaria Universal, a Grande Loja Unida de Santa Catarina, uma potencia mista, fundada em 15/12/2010, no município de Itajaí-SC, pelas A\R\L\S\ PENDULUS Nº 01, A\R\L\S\ LUZ DE GAIA Nº 03 e A\R\L\S\ UNIVERSIA Nº 05, todas com sede no Oriente de Itajaí-SC, que constituem o patrimônio histórico da G\L\U\S\C\.

A G\L\U\S\C\ desponta para o Mundo Maçônico como uma alternativa no estado de Santa Catarina, para aqueles irmãos e irmãs que entendem não existir no Mundo Maçônico a verdadeira diferença que entre homens e mulheres conforme preconizada pelos Landmarks em sentido amplo e, em respeito ao art. 5º § 1º da Constituição da Republica Federativa do Brasil.

Assim, entende-se que homens e mulheres praticam nas Lojas filiadas à G\L\U\S\C\, os ensinamentos da verdadeira Maçonaria, e espera-se que um dia todas as Potencias possam receber em suas Lojas as mulheres iniciadas como Irmãs, pois a exclusão nos Augustos Mistérios é uma afronta a sociedade contemporânea.

Dedica-se da poesia abaixo a todos que idealizam um futuro promissor a Maçonaria, libertando-a de injustiças, má interpretação, amarras desnecessárias e da arrogância de alguns que entendem ser o dono da Verdade.

“Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre, pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso. E, assim, me construo a ouro e sedas, Em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis”.

Fernando Pessoa

José Carlos Machado

Ser\ Grão Mestre G\L\U\S\C\

 

“A maçonaria é uma virtude personificada, não tem um só símbolo que não seja a aplicação de alguma verdade transcendente, não possui um só mistério que não encubra a prática de alguma virtude; a Paz Universal é seu ideal; o Bem é o meio de ação; pela prática da caridade pretende chegar à fraternização de todos os povos”.

Padre Manoel Inácio de Carvalho