G.:L.:U.:S.:C - Grande Loja Unida de Santa Catarina – Maçonaria em Santa Catarina

Convênio com o Supremo Conselho do Grau 33 Francisco de Montezuma

Francisco Gé Acayaba de Montezuma

Francisco Gé Acayaba de Montezuma

Nesta data, 13 de agosto de 2011, ocorreu a assinatura do convênio entre o Supremo Conselho do Grau 33 Francisco de Montezuma e a Grande Loja Unida de Santa Catarina.

Supremo Conselho é uma Instituição que congrega Lojas Maçônicas dos chamados Graus Filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito, ou seja, dos Graus 4 ao 33. Ela mantém tratados de reconhecimento com as Obiências Maçônicas, só aceitando membros oriundos dos Graus Simbólicos destes.

Supremo Conselho do Grau 33 Francisco de Montezuma, fundado em 1981, congrega os membros da Grande Loja Unida do Paraná e Grande Oriente da Áustria, com corpos subordinados no Brasil, Áustria e Alemanha. Participa dos Rencontres Internationales des Hauts Grades Ecossais, que, desde 1976, reúne Supremos Conselhos do mundo todo, tendo participado da elaboração da Declaração de Genebra, no ano de 2005.

Ainda nesta ocasião, foi entregue a Carta Constitutiva da Excelsa Loja de Perfeição Fênix, zênite: Itajaí/SC.

Trechos do discurso do S:. G:. M:. :

Mas quero  lhes falar da ética.

De nossos rituais e manuais extraímos que o exercício da ética maçônica não é mero compromisso protocolar, mas uma exigência.

Não há mais espaço para o imoral e o antiético, haja visto a grave crise moral e ética que atinge a sociedade e o poder que comanda a nação brasileira.

É  preciso resgatar os valores morais que sustentam as bases solidas das organizações social. Não temos mais permissão de calar ou silenciar diante da corrupção que campeia nesse pais, principalmente nas organizações constituídas.

[…]Já é hora, das pessoas de bem descruzar os braços e apelar para à consciência da maioria silenciosa, afim de despertar a indignação nos justos, de forma que os aproveitadores percebam que a relação custo beneficio não lhes é tão favorável, e lhes diminua a ousadia e a desfaçatez.[…]