G.:L.:U.:S.:C - Grande Loja Unida de Santa Catarina – Maçonaria em Santa Catarina

A.:R.:L.:S.: MAGISTER Nº 07

6.4. A\R\L\S\ MAGISTER N.07

6.4.1. Breve história

Dado, a jovialidade da Potência e a necessidade de congregar os mestres para realizar estudos ritualísticos, filosóficos e auxiliar na organização administrativa da Potência, em 28 de janeiro de 2012, na Rua 145, nº 99, centro de Itapema, em local reservado, sob a presidência do Ser\ G\ Mestre da G\ L\ U\ S\ C\, Oriente de Itapema, foi fundada a A\R\L\S\ MAGISTER Nº 07.

Fig. 66 - Irmã Márcia Regina Molleri, Ven Mestre da Loja Magister no. 7 no período de 2012 a 2013. Fonte: GLUSC

Fig. 66 – Ir.: Márcia Regina Molleri, Ven.: Mestre da Loja Magister nº 7 no período de 2012 a 2013. Fonte: GLUSC

Como entidade independente e soberana, estabeleceu que seus trabalhos seriam desenvolvidos em caráter ordinário uma vez ao mês no R\E\ A\A\ .  Assim, conforme sua Ata de fundação traçada nesta data, assumiu como Presidente transitório, a Past Master Márcia Regina Molleri, (fig. 66). Os demais cargos foram preenchidos por mestres maçons procedentes das Lojas “Patrimônio Histórico” da GLUSC.

6.4.2. Origem do nome

Considerando a razão pela qual foi fundada, seus obreiros inspiraram-se na palavra Magister procedente do latim, que significa Mestre, para nominar esta Loja. Mas é no sentido filosófico que os obreiros da Magister colocam sua especial atenção. É ele que mensura e justifica a existência do mestre e da própria Loja, pois esta presença está diretamente relacionada com a qualidade das atitudes individuais de seus membros e das  atitudes de seus discípulos. É portanto, através das ações do Mestre e de seus exemplos, que se estabelecerá  com os demais obreiros,  uma relação de aprendizagem, mas não uma relação simples, algo bem maior para o seu discípulo como; a tarefa de educar, dar rumo, direção, um norte, uma causa, enfim, um sentido para a vida. Seus obreiros, acreditam que o mestre e o discípulo não se descobrem como tais,  senão na relação que os une.

Dessa forma, a justificativa para esta denominação vem dos ensinamentos maçônicos, onde Mestre é o maçom que recebeu a luz, que vem do oriente e da ciência do mundo, deixando-o na condição de que já atingiu a verdadeira iniciação e está pronto para exercer as diferentes funções administrativas das Lojas e para orientar a construção da grande obra do Aprendiz e Companheiro. Representa pois, a sabedoria adquirida pelo tempo de estudo no simbolismo, nos mistérios e alegorias da Ordem, que o coloca na condição de eterno Aprendiz. É portanto,  o Mestre que pela constante busca da verdade e da beleza tornou-se criança por toda a vida e senhor de si mesmo, pois sua vida tem sentido e ensina a possibilidade de existir.

6.4.3. Seu estandarte

Fig. 67 - Estandarte da Loja Magister. Fonte: GLUSC

Fig. 67 – Estandarte da Loja Magister. Fonte: GLUSC

O estandarte daA\R\L\S\MAGISTER Nº 05, foi criado pelo Ser\ Grão Mestre da G\L\U\S\C\, quando do processo de fundação da mesma, como símbolo representativo do pensamento e aspirações dos obreiros que dela participaram. Deve ser confeccionado  em tecido de cetim na cor branca e obedecer as Normas e  Regulamentos Gerais da Grande Loja Unida de Santa Catarina, descritas no Estandarte da Potência, sendo que a Loja reserva o direito de manter  em  local seguro e discreto, a descrição do tipo de fio utilizado para as bordaduras e respectivas cores, necessários para a sua confecção.  Para sua exposição, as normas a serem seguidas são as mesmas descritas para o estandarte da Potência. Assim sendo, a descrição deste Estandarte tem caráter simbólico e ilustrativo.

Toda a simbologia do estandarte, (Fig. 67) deve estar inserida no tamanho de  90cm de altura por 60cm de largura. Acima desta bordadura, uma faixa de tecidos de 15cm de altura deve ser reservada para sua fixação na haste de madeira. Esta faixa deve estar vazada em quadrados de 10cm aproximadamente por onde deve passar a haste horizontal.

Fig. 68 - Detalhe da data de fundação da Loja. Fonte: Estandarte da Loja Magister

Fig. 68 – Detalhe da data de fundação da Loja. Fonte: Estandarte da Loja Magister

Assim, centralizado e a 9cm da extremidade inferior, uma bordadura  preta, em letra tipo “arial”, caixa alta e com  tamanho de 4cm , deve conter  a sigla da potência “GLUSC” e a 2cm acima desta a expressão:  “Fundada em 28/01/2012”, deve bordada nas mesmas características, só que em tamanho de 2 cm e em caixa baixa, (Fig. 68).

Fig. 69 - Detalhes das colunas. Fonte: Estandarte da Loja Magister

Fig. 69 – Detalhes das colunas. Fonte: Estandarte da Loja Magister

Envolvendo esta bordadura, 2 ramos de acácia, devem ser bordados na cor verde, atingindo uma altura aproximada de 12 cm. Árvore que floresce próximo a Jerusalém e cresce na orla dos desertos ou em países de clima quente, a acácia, é considerada o símbolo por excelência da Ordem Maçônica, recordando aos maçons do orbe que a clareza, a inocência e a pureza, são necessários para a verdadeira iniciação para uma nova vida. A doutrina maçônica nos ensina que a acácia é o símbolo  perfeito de uma grande verdade – a de que a vida terrena do homem regulada pela Moral, pela Fé e pela Justiça, será recompensada com a imortalidade da alma. Os dois ramos de acácia desenhados no estandarte da Loja junto ao nome da GLUSC, refletem portanto,  a crença de seus obreiros que mediante a prática da justiça regulada pela moral e pela fé, alcançarão o polimento do espírito, (Fig. 69).

A 12cm do limite inferior e a 6cm das laterais, devem ser bordadas em tons cinza a branco, duas colunas de cada lado, com 9cm de base e 60cm de altura. Obedecendo a ordem arquitetônica “corinto”, fornecem aos obreiros a força e a beleza necessárias para o empreendimento da obra maçônica representadas pelas letras “B” e “J”, as quais devem ser bordadas no centro de ambas as colunas em letras tipo “arial” em caixa alta atingindo o tamanho de 5 cm e na cor preta (Fig. 69).

Fig. 70 - Detalhe do painel central . Fonte: Estandarte da loja Magister

Fig. 70 – Detalhe do painel central . Fonte: Estandarte da loja Magister

A figura central deste estandarte está inserida a 18cm do limite inferior e a 23 cm do limite superior, entre as colunas, (Fig. 70). Representa a imagem de um homem de idade avançada, de aspecto firme, numa posição meditativa dando a idéia de estar a plasmar seu trabalho sobre a mesa. Isto remete-nos também à idéia de tempo, o deus Cronos, filho do céu e da terra (Urano e Gaia) na mitologia grega ou Saturno na mitologia romana. Como deus que protegia a agricultura, simbolizava também o tempo necessário entre o cultivo e a colheita agrícola e o tempo a que todos os homens estão submetidos, sendo este o maior de todos os Mestres.  Na figura, devem ser bordados três instrumentos fundamentais para o Mestre Maçom: o esquadro, o compasso e a régua de 24 polegadas. O esquadro, deve ser bordado a 6cm da coluna “B” com 10,5cm de comprimento e 7cm de altura e estar  assentado sobre o piso da mesa; o compasso, deve estar localizado em sua mão direita e bordado em tamanho de 7cm e a  régua de 24 cm, deve estar  localizada na mão esquerda do homem.

A figura deste homem com aparência de idoso, debruçado sobre sua mesa de trabalho cúbica, feita pedra preciosa, é também a  representação máxima da  Sabedoria que só se adquire com a idade, com o tempo e com o uso destes instrumentos. Quer também inferir, que só a busca da verdade e da beleza permitem ao mestre permanecer sempre criança. O olhar do velho homem para baixo, representa o olhar constante que os mestres da Ordem Maçônica devem ter às tradições do passado, pois só conhecendo o passado é que se pode escrever um futuro sustentado pelas colunas “B” e “J” que representam a porta de entrada para a senda maçônica.

Fig. 71 - Detalhe do planeta Terra. Fonte. Estandarte da Loja Magister

Fig. 71 – Detalhe do planeta Terra. Fonte. Estandarte da Loja Magister

Imediatamente, acima da coluna “B”, encontra-se a representação do planeta Terra visto do espaço, medindo 9,5 cm de diâmetro, cuja imagem foi retirada de “site da internet” de domínio público, sempre alembrar aos seus obreiros, não só o compromisso de manter um planeta saudável, como também que estamos em uma vida material,  que do “pó viemos e ao pó retornaremos”, (Fig. 71).

Fig. 72 - Detalhe do globo celeste. Fonte: Estandarte da Loja Magister

Fig. 72 – Detalhe do globo celeste. Fonte: Estandarte da Loja Magister

Contrapondo a ideia material e portanto terrena, acima da coluna “J” encontra-se a representação do universo, que lembra aos mestres maçons que a vida é etérea e que no meio da astro diversidade, da diversidade planetária, da diversidade social, cultural, social e  econômica em que estamos inseridos, o homem é apenas uma vibração única e ao mesmo tempo igual ao Sopro Divino, (Fig. 72).

A 7cm da borda superior do estandarte, deve estar bordado em letra tipo “Times News Roman” em caixa alta atingindo o tamanho de 3,5cm e em cor preta a sigla “A\ R\L\S\ e a 14,6cm da borda superior e centralizado entre as duas colunas, deve estar bordado a o nome “Magister no. 07 com as mesmas características de letra, só que em tamanho 2,5cm, (Fig. 73).

Fig. 73 - Detalhe do nome da loja. Fonte: Estandarte da Loja Magister

Fig. 73 – Detalhe do nome da loja. Fonte: Estandarte da Loja Magister

Finalmente todo o simbolismo está desenhado como se envolto num pergaminho estivesse. Este deve ser bordado em tons creme à branco dando a ideia de tempo, pois é este o senhor da sabedoria tão almejada pelo homem mestre e que dá a maturidade e sustentabilidade  necessários aos trabalhos da Loja.