G.:L.:U.:S.:C - Grande Loja Unida de Santa Catarina – Maçonaria em Santa Catarina

DECLARAÇÃO DE SÃO PAULO – COMAM

CONFERÊNCIA MAÇÔNICA AMERICANA

COMAM

COMAM

ASSEMBLEIA GERAL 2012 – SÃO PAULO – BRASIL

As Obediências membros da Conferência Maçônica Americana – COMAM – reunidas em Assembleia Geral no período de 15 a 18 de março de 2012, deliberaram sobre O COMPROMISSO DOS MAÇONS COM OS POVOS ORIGINÁRIOS DAS AMÉRICAS e estabeleceram a seguinte declaração:

1 – Criar a consciência dentro das Lojas dos temas discutidos.

2 – Incentivar Irmãos/Irmãs, profissionais no ramo da educação, para que promovam ativamente a inserção do tema como estudo no ‘curriculum’ escolar dos temas abordados.

3 – Que os Irmãos/Irmãs que trabalhem em organismos públicos incentivem esta temática como base para chegar à solução dos problemas identificados.

4 – Que se promova a interação mais efetiva entre as Obediências membros da COMAM e/ou convidadas para aprofundar o debate sobre este assunto.

5 – Conhecer e aceitar o valor da diversidade sem pretender exercer supremacia das partes, vendo-nos como Irmãos, não como idênticos, mas como partes do mesmo Universo.

6 – Conhecer através das vivências, trabalhando com igualdade, respeito e valorizando seus princípios fundamentais:

– Sua relação com a Natureza, sua Cosmovisão e sua Sabedoria.
– Seu conceito e prática da Justiça.
– Seu sentido de Comunidade.
– Seu idioma.

7 – O aprendizado do idioma dos povos originários como veículo para poder lograr o anteriormente descrito.

8 – Lograr uma integração voluntária e consciente, graças à interação cooperativa, compartilhando necessidades e aportando soluções não invasivas, que não permitam a extinção de alguma característica cultural.

9 – Aportar, com nossas habilidades, conhecimentos e experiências, não só como maçons, mas também com nossas profissões profanas, visando um efetivo aporte multifuncional.

10 – Cada país tem sua problemática e devemos atuar dentro dessa problemática.

11 – Respeitar os costumes dos povos originários e não impor.

12 – Pode-se atuar pela Maçonaria ou por uma Associação Civil, segundo seja o momento, dependendo de cada circunstância, privilegiando essencialmente a filantropia.

13 – Avançar na ação desde o plano de Igualdade, respeitando sempre os costumes do próximo, com políticas pacifistas e construindo a confiança.

14 – A COMAM, com suas Grandes Obediências membros, poderá fomentar o estudo e ações que contemplassem as particulares problemáticas em cada país.

Subscrito em nome das Obediências participantes, São Paulo, Brasil.

JOEL CHAVIANO
Secretário Geral

JOSÉ APARECIDO GOMES
Secretário de Docência

DIEGO LAGOMARCINO
Secretário de Comunicações