G.:L.:U.:S.:C - Grande Loja Unida de Santa Catarina – Maçonaria em Santa Catarina

A Mulher na Maçonaria

Maria Deraismes - A primeira mulher maçom

Maria Deraismes – A primeira mulher maçom

A Maçonaria em toda sua História foi berço de Líderes que batalharam pelo bem geral da Humanidade, e pelas reformas na estrutura da Sociedade para promover as Liberdades Civis e Políticas. Muito antes da estruturação da Maçonaria moderna, de acordo com vários documentos históricos, a Mulher fez parte de nossas Lojas.

Na formalização das Grandes Lojas, seguindo o padrão de exclusão dos Direitos da Mulher vigentes na sociedade da época, o gênero feminino foi excluído de nossos Trabalhos.

A regra sempre tem algumas exceções na História, e essa talvez tenha sido a pior exceção que a Maçonaria da época fez. Como Instituição progressista na luta pelos Direitos Civis, ela conseguiu corrigir esse erro em sua própria formação.

Maria Deraismes, jornalista e militante pelos Direitos da Mulher e da Criança, foi iniciada em 14 de Janeiro de 1882, na Loja “Les Libres Penseurs”, em Peck, uma pequena cidade a oeste de Paris – França.

Ela foi a primeira Mulher Maçom a fundar uma Grande Loja Mista, onze anos mais tarde em 4 de abril de 1893, juntamente com Georges Martin, Maçom francês de alta reputação, em um ato que simboliza a verdadeira Igualdade Iniciática e a participação da Mulher de maneira efetiva e oganizada na Instituição, fora da clandestinidade.

Desde então a Maçonaria Mista e Feminina, se espalhou pela Europa e em outras partes do Mundo. Hoje em dia, e principalmente no Brasil, além de absurdo e da violação de nossas Leis Pátrias, não podemos ver mais a Mulher com direitos menores do que os dos Homens, mas àquela época, muito antes delas terem direito ao trabalho, voto e igualdade social, a Maçonaria Liberal a aceitou como igual perante os Homens.

É este o trabalho que todos os Maçons tem pela frente: lutar pelo bem da Humanidade, unindo Homens e Mulheres em Fraternidade. Juntos poderemos fazer um Mundo mais Justo e Perfeito.

Fonte