G.:L.:U.:S.:C - Grande Loja Unida de Santa Catarina – Maçonaria em Santa Catarina

LOJA DE PERFEIÇÃO FENIX

7. GRAUS FILOSÓFICOS NA G\L\U\S\C\

7.1. LOJA DE PERFEIÇÃO FENIX

7.1.1. Breve história

A história desta loja, está relacionada com o próprio objetivo da Maçonaria, ou seja, fornecer ao homem, conhecimentos que o leve a liberdade plena e a perfeição. É fornecer meios para que o homem possa ter o conhecimento de si mesmo, que é o caminho mais certo para alcançar essa perfeição do espírito. No sentido de auxiliar esse desenvolvimento, surgem dentro da Maçonaria os chamados Graus Filosóficos, destinados à continuidade do polimento da pedra bruta. Assim, a G\L\U\S\C\ , por entender que os trabalhos não podiam ficar somente nos Graus Simbólicos, não mediu esforços para implantar os referidos Graus dentro de sua missão e fundou a sua primeira Loja de Perfeição, cujos registros históricos, estão diretamente relacionados com as ações de fortalecimento da jovem GRANDE LOJA UNIDA DE SANTA CATARINA.

Fig. 74 - Ir.: T.: V.: P.: Luiz Jorge Nuñes Sena. Fonte: GLUSC

Fig. 74 – Ir.: T.: V.: P.: Luiz Jorge Nuñes Sena. Fonte: GLUSC

Consta em seus registros que aos 9 dias de julho do ano de 2011 da E\V\, reuniram-se em local privado, à Rodovia Antônio Heill Km 12 – Sede Social da Epagri, Bairro Itaipava, em Itajaí Santa Catarina Brasil, irmãos Mestres procedentes da Lojas Patrimônio Histórico da G\L\U\S\C\ . Esta reunião realizada sob a presidência de seu Ser\ Gr\M\ Ir\ José Carlos Machado, teve a finalidade de fundar uma Loja Maçônica de Perfeição que seguisse com as características da Potência, ou seja que congregasse em seu quadro homens e mulheres, em igualdade de condições, livres e de bons propósitos dispostos a trabalhar pela humanidade e pelo aperfeiçoamento da Civilização, através dos Princípios Maçônicos Universais. Assim sendo, ficou definido que a Loja seria denominada “LOJA DE PERFEIÇÃO FENIX” e que seus trabalhos seriam realizados mensalmente, no R\E\A\A\, junto ao Zênite de Itajaí, SC Brasil, em sua sede na Rua Vereador Abílio Otávio do Canto nº 169 (Ressacada). Neste mesmo ato, foi também eleita a diretoria para o período transitório e assim assumiu a Presidência da Loja o Ven\ Ir\ Luiz Jorge Nuñes Sena.

No entanto, uma Loja de Perfeição, não se sustenta sozinha. Precisa estar vinculada à Conselhos reconhecidos que possam dar continuidade aos estudos nos diferentes Graus da Maçonaria Filosófica. Assim, aos 13 dias do mês de agosto de 2011, no Zênite de Itajaí, a Grande Loja Unida de Santa Catarina através de seu Ser\ Gr\M\José Carlos Machado , firma Acordo de Cooperação Mutua com o Supremo Conselho do Grau 33 Francisco de Montezuma (Curitiba-PR), Entidade Independente e Soberana, por meio de seu representante, o Sob\Gr\Com\Jocelino Alves de Freitas . Neste mesmo dia, o Inspetor Litúrgico daquele Conselho para o Estado de Santa Catarina Ir\ Valdir da Silva, autoriza o funcionamento da Loja de Perfeição Fenix , ficando a mesma, vinculada ao Supremo conselho do Grau 33 Francisco de Montezuma do Paraná.

7.1.2. Origem do nome

Os obreiros para denominar essa loja, inspiraram-se no simbolismos da lendária ave fenix. Lenda esta que constitui a maior crença do Mestre Maçom. A fênix ou fénixera um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Possuía uma força impressionante, capaz de transportar em voo cargas muito maiores que seu peso. Era considerada uma ave de fogo. Por ter essa capacidade de renascer após a morte, representava o Sol, que ao final da cada dia morre e renasce na manhã seguinte. Era, portanto, o símbolo eterno da morte e do renascimento da natureza. E é nesse renascimento e portanto na imortalidade do espírito que os mestres maçons da Loja, diante da perspectiva da morte, têm a esperança de que tudo que existe será transformado em sinal de vitória da vida e da inexistência da morte como ela é concedida em nossa civilização ocidental.

7.1.3. O estandarte

Fig. 75 - Estandarte da Loja de Perfeição Fenix. Fonte: GLUSC

Fig. 75 – Estandarte da Loja de Perfeição Fenix. Fonte: GLUSC

O estandarte da LOJA DE PERFEIÇÃO FENIX, foi criado pelos Obreiros José Carlos Machado e Carlos Antônio Brining da  G\L\U\S\C\, quando do processo de fundação da mesma, como símbolo representativo de seus pensamentos e aspirações, (fig.75).

Deve ser confeccionado  em tecido de cetim na cor branca. A medida total do tecido deve ter 110 cm de altura por 60 cm.  Para sua exposição, o estandarte deve estar suportado em uma haste de madeira, medindo 200 cm  de altura por 8cm de diâmetro. Esta haste deve estar assentada em uma base circular de 30cm de diâmetro confeccionada em granito preto. A fim de mantê-lo em posição aberta, sua parte superior deve estar fixada horizontalmente em uma segunda haste circular de 100cm de comprimento por 6cm de diâmetro. Em cada lado desta haste, deve haver uma bola de madeira de 10 cm de diâmetro a fim de mantê-lo preso na haste . Ambas hastes, devem ser pintadas com verniz fosco na cor que imita o cedro. Toda madeira e pedra necessários para confecção de seu suporte, devem ser procedentes de reflorestamento e pedreiras certificadas ambientalmente. Contornando as suas três extremas, deve haver franjas de fio de prata de 5cm de comprimento.

Toda a simbologia do estandarte, deve estar inserida no tamanho  de  90cm de altura por 60cm de largura. Acima desta bordadura, uma faixa de tecidos de 20cm de altura deve ser reservada para sua fixação na haste de madeira. Esta faixa deve estar vazada em quadrados de 15 cm aproximadamente  por onde deve passar a haste horizontal.

O
SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 FRANCISCO DE MONTEZUMA, Entidade Independente e Soberana, reserva o direito de manter em  local seguro e discreto, a descrição do tipo de fio utilizado para as bordaduras e suas respectivas cores, necessários para a confecção deste estandarte. Por outro lado, as normas para exposição e uso do mesmo, encontram-se junto às Normas e Regulamentos Gerais daquele Conselho, como documentos internos e discretos. Assim sendo, a descrição deste Estandarte tem caráter simbólico e ilustrativo.

Fig. 76 - Detalhes do nome da Loja. Fonte: Estandarte da Loja de Perfeição Fênix

Fig. 76 – Detalhes do nome da Loja. Fonte: Estandarte da Loja de Perfeição Fênix

A fim de facilitar a distribuição dos símbolos e legendas a altura de 90cm, foi dividida em 6 segmentos de 15 cm cada. Assim, no primeiro segmento, correspondente a 15 cm devem estar bordados “Loja de Perfeição” (a 2,5cm da borda superior) em letras tipo “Times New Roman” em tamanho 2,5cm caixa alta, na cor amarela. A 6,5 cm da borda superior e no lado esquerdo e direito da bordadura anterior, uma adaga com 14 cm de comprimento e uma chave com 12 cm de comprimento devem ser bordadas em tons prata e dourado respectivamente, (fig. 76).

A adaga, símbolo do poder e autoridade é o  emblema dissipador das trevas e ignorância. Assim quer lembrar que sem o uso da inteligência , não se alcança a sabedoria e a chave de marfim, símboloexclusivo dos Graus Filosóficos, lembra aos obreiros que para chegar ao asilo secreto de nossa consciência, ou seja,  para encontrar a verdade que habita em cada um de nós,  é necessário bem usar a inteligência para os segredos que a chave detém,  e que só quem detém os segredos,  é que a ela poderá chegar. É a representação da ferramenta mística necessária para o ingresso ao Santuário. É um símbolo relacionado à capacidade humana de controlar a consciência, pois só com a pureza do espírito representado pelo material de que é feita, que se pode acessar os portais da mente. Representa também o silêncio. Aquele que oportuniza meditarmos profundamente sobre o que realmente somos.

A partir de 7cm da borda superior e centralizado, a letra “Z” deve ser bordada na cor vermelho bordo, no tipo de letra “Times New Roman” em caixa alta medindo 5 cm de altura. Esta letra é a representação da letra hebraica Zaim , que lembra aos obreiros da Loja a necessidade de realizar filosoficamente a idade simbólica do Mestre, para que seja possível alcançar o estado de pureza, inocência e incorruptibilidade  espiritual, (Fig. 76).

Fig. 77 - Detalhe da letra. Fonte: Estandarte da Loja de Perfeição

Fig. 77 – Detalhe da letra. Fonte: Estandarte da Loja de Perfeição

Tendo como ponte de partida o centro da letra Z, uma bordadura na cor verde deve ser feita para representar 2 ramos de acácia. A acácia é o símbolo por excelência da Ordem Maçônica, recordando aos maçons do orbe que a clareza, a inocência e a pureza, são necessários para a verdadeira iniciação para uma nova vida. A doutrina
maçônica nos ensina que a acácia  é o símbolo  perfeito de uma grande verdade –
a de que a vida terrena do homem regulada pela Moral, pela Fé e pela Justiça, será recompensada com a imortalidade da alma.  Os dois ramos de acácia desenhados no estandarte da Loja representam, portanto, a crença de seus obreiros que mediante a prática da justiça regulada pela moral e pela fé, poderão alcançar o polimento do espírito e a eternidade(Fig. 76).

Fig. 78 - Detalhe da ave fênix. Fonte: Estandarte da Loja de Perfeição Fênix

Fig. 78 – Detalhe da ave fênix. Fonte: Estandarte da Loja de Perfeição Fênix

Completando o espaço dos primeiros 15 cm do painel, a 2,5 cm abaixo da letra “Z” e centralizado, uma bordadura da palavra “Fênix” deve ser feita de maneira, com 5 cm de altura na cor vermelho bordo e no tipo de letra “Times New Roman”, em caixa alta (Fig. 77).

A representação máxima do pensamento dos obreiros da Loja, ou  seja a figura de ave Fênix, cujo significado está relacionado com o renascimento do espírito,  deve estar localizada a 22cm do limite superior e a 18 cm do limite inferior centralizado. Para a montagem deste estandarte, a figura da ave, foi retirada de “site” da “internet” de domínio público. Esta bordadura, deve ser feita em tons vermelho, dourado e amarelo, (Fig. 78).

Fig. 79 - Detalhes da identificação da Loja. Fonte: Estandarte da Loja de Perfeição Fênix

Fig. 79 – Detalhes da identificação da Loja. Fonte: Estandarte da Loja de Perfeição Fênix

Completando o painel, no
segmento inferior correspondente a 15cm da borda inferior, devem estar bordados de maneira centralizado as expressões: “Fundada em 09/07/2011”, (a 13,5cm da borda inferior); “Supremo Conselho do Grau 33” (a 6,5cm da borda inferior) e “Francisco de Montezuma” (3,5cm da borda inferior). Estas bordaduras devem ser feitas em letra tipo “Times New Roman”, tamanho 2,5cm, em caixa alta e na cor vermelho
bordo. Toda bordadura deste simbolismo deve ser realizada sobre um cetim preto, (Fig. 79).