G.:L.:U.:S.:C - Grande Loja Unida de Santa Catarina – Maçonaria em Santa Catarina

A.:R.:L.:S.: ARCTURUS Nº 12

Histórico

Filiada à Grande Loja Unida de Santa Catarina (GLUSC) sob o número 12, a A\R\L\S\Arcturus foi fundada em 28 de janeiro de 2016 e está localizada à Rua Iguaçu n. 506, sala 201, Centro, na cidade Pato Branco (PR).

A Loja teve seu surgimento a partir de Irmãs provenientes da A\R\L\S\ Sirius nº 09, de Chapecó (SC). Um dos principais motivos de sua fundação foi a dificuldade das Irmãs no deslocamento para frequentar as sessões daquela augusta Loja.

Em 14 de maio de 2016, uma delegação composta pelo S\G\M\ da GLUSC, Ir\ José Carlos Machado e representantes das lojas filiadas à esta potência realizaram no Oriente de Pato Branco a Sessão Magna de Instalação da primeira Ven\M\ da Loja Arcturus nº 12.

A partir deste ato, os trabalhos foram iniciados sob regência de sua primeira Ven\M\, tendo como meta a vontade de crescimento pessoal e solidariedade social de seus membros, atuais e futuros.

Origem do nome

As literaturas elencam que Arcturus é uma das civilizações mais avançadas de nossa Galáxia em nível espiritual e tecnológico.

A opção pelo número 12, vem de sua credibilidade simbólica, o conhecimento divino. Corresponde à divisão mais antiga e natural do círculo. É o número dos signos do zodíaco com seus doze anjos e a divisão aplicada ao céu, percorrida pelo Sol regularmente em sua trajetória anual em torno da Terra. O ano tem doze meses, Jacó teve doze filhos, Jesus reuniu doze apóstolos, o homem possui doze faculdades do espírito dentro de si.

São esses os motivos pela escolha do nome da Loja Arcturus nº 12. Seus obreiros entendem que a relação proveniente do histórico Actruriano, paralelo à simbologia do número 12, possibilitam às IIr\praticarem em suas obras o bem e conduzir atitudes com sabedoria em direção à formação de seres que almejam e lutam pela perfeição humana.

Estandarte

Estandarte Loja Arcturus Nº 12

Estandarte Loja Arcturus Nº 12

O estandarte da A\R\L\S\ Arcturus nº 12, foi criado pelas obreiras e desenhado pela Ir\ Marlete Turmina Outeiro, quando do processo de fundação.

Em conformidade com as Normas Regulares Gerais da Grande Loja Unida de Santa Catarina (GLUSC) deve ser confeccionado em tecido de cetim na cor azul, sendo que a Loja reserva o direito de manter em local seguro e discreto a descrição do tipo de fio utilizado para as bordaduras e respectivas cores, necessárias à costura. A estrutura do estandarte tem 90 cm de altura por 60 cm de largura. Acima da bordadura, consta de uma faixa de tecidos de 15 cm de altura, reservada para sua fixação em haste de madeira. Esta faixa é vazada em quadrados de aproximadamente 10 cm, por onde passa a haste horizontal.

Para sua exposição, as normas são as mesmas descritas em relação ao estandarte da Potência. Dessa forma, tal descrição tem caráter simbólico e ilustrativo.

O nome A\R\L\S\ Arcturus nº 12 está centralizado na parte superior do pano. Na porção correspondente ao sexto inferior aparece a data de fundação e logo abaixo, o nome da Potência, GLUSC. Esses dados estão escritos em desenho de faixa ilustrativa.

O centro do estandarte contém a figura da Estrela Arcturus, e em seu núcleo, o esquadro e o compasso, representando para os obreiros da Loja a espiritualidade e materialidade do homem. O compasso é, portanto, o livre espírito, o pensamento nas suas diversas formas de raciocínio, tão importante para seus membros enquanto visão universalista. O esquadro lembra a retidão e a ação do Homem sobre a matéria e sobre si mesmo, emite a ideia de imparcialidade e precisão de caráter, fundamentais para o aperfeiçoamento humano.

No interior do núcleo, o olho que tudo vê roga a proteção do Grande Arquiteto do Universo e sua onipresença. Os ramos de acácia, representam a espiritualidade e a Lenda de Hiran, o Mestre Maior.

Nas laterais, as colunas J e B são a Porta de Entrada para a senda maçônica, cujas característica arquitetônica lembram a ordem “corinto”, que traz a força e a beleza necessárias aos trabalhos e às vidas de cada obreiro.  As letras “B” e “J” estão bordadas no centro das colunas, da direita e da esquerda, respectivamente.  Para seus obreiros, elas estão preenchidas pelo cimento de suas ações, o que dá sustentabilidade e beleza a esta busca, e são o sustentáculo e a segurança dos irmãos na construção da boa obra ao longo da caminhada. Marcam ainda a passagem para a entrada ao nosso templo interior. Sobre as colunas estão romãs, um fruto inteiro e outro pela metade como imagens da união indivisível dos Maçons em todos os recantos da terra.

Partindo da base, surge a representação do Pavimento Quadriculado, o qual deve ser bordado em quadrados preto e branco. O pavimento quadriculado infere aos obreiros da Loja a grande diversidade de cores, etnias e religiões na harmonia dos diferentes povos com a Mãe Natureza. É a representação dos contrastes da Vida e da Unidade dentro da Diversidade, o equilíbrio resultante da dualidade, que reina entre seus obreiros. Ligado pelo mesmo cimento, simboliza também a união dos Maçons e a eterna batalha do Bem e do Mal que deve ser vencida. É, portanto, a base necessária para dele originar a grande caminhada que o Maçom empreende na procura da Palavra Perdida, representada pela Escada com balaustrada, nascida imponente ao Pavimento Quadriculado.

Ao fundo, estão as cores do município de Pato Branco, cuja referência está no seu brasão: branco, verde, azul e vermelho.